Antes de ler o texto, sugiro que ouçam a música Do the evolution (Pearl Jam).
Ensinam que somos seres evoluídos, que ao longo dos anos o instinto foi sendo substituído pela racionalidade. Quando olhamos para as conjecturas atuais é fácil percebermos que a mentira contida em tais afirmações é latente.
A princípio, por exemplo, matávamos para comer, hoje também isso acontece mas alimentamos sentimentos de ódio e poder que são insaciáveis. Nós, porque nós? Nunca pratiquei e nem pretendo fazer tais coisas, você diz. No entanto, o fato de nossa espécie fazer isso através de alguns poucos não isenta a todos de terem o mesmo desejo, que pode ser despertado ou não, assim como não nos isenta da responsabilidade de irmos contra isso.
Desde a descoberta do fogo, homens se reúnem ao redor de sua maior descoberta seja para celebrar um ato religioso, seja para menosprezar um outro da espécie que tem alguma diferença. Diferenças nunca respeitadas que fazem com que a escravidão se expanda a níveis intelectuais, tornando a dominação em extremismos como a não-aceitação total do outro lado e da outra forma de pensar. O caleidoscópio de idéias tem de se transformar necessariamente em monocromia perversa.
É tão óbvia nossa falta de respeito uns pelos outros. Retratada de forma “natural” através das guerras que tiram a paz de um lugar para manter uma paz passageira em outro. O ciclo do ódio não consegue ser quebrado por mais atrocidades que o humano cometa.
Matamos para nos matarmos. Enquanto uns são assassinados outros se suicidam, motivos diversos podem ser postos para explicar as duas situações extremas com o mesmo fim. Mas, no fim das contas vemos que a razão motivacional é a mesma, a ânsia pelo poder mesmo que irracional, o bem-estar egoístico está acima de qualquer conforto alheio.
Alienadores se apoiam também no mesmo desejo, seja a imposição vinda da lei, da religião ou até mesmo de um simples discurso, toda a pedagogia científica atual é menosprezada quando não incitamos o outro a pensar por si mesmo. A criatividade, o raciocínio se concentram na mente de uma única pessoa a ponto de seus subordinados não conseguirem pensar por si mesmos.
Um espelho é a única coisa existente na frente dos olhos do egoísta. Quando esse espelho é quebrado ainda sobra a armação, vivemos como a escolher o que queremos ver, olhamos para a realidade com os mesmos olhos que temos para a ficção, somente quando destruirmos completamente o espelho e sua armação poderemos compreender de forma mais clara a realidade que nos cerca.
Que a evolução não fique no pensar de que a terra é um lugar livre para fazemos o que queremos, mas antes de tudo pensemos se realmente somos evoluídos ou se a evolução pensada não é um simples retrocesso ao instinto irracional animal.
P.S: De cara peço desculpas por minha primeira postagem não ter sido algo mais up, como foi o caso da Cris, porém no pequeno trajeto dentro de um busão, de casa até o estúdio, agora mesmo de manhã, me fez pensar nessa tal Evolução-Humana. Coisas que a gente se depara e não gosta de lembrar. Porto Alegre não era assim não! Nossa cidade está mesmo, evoluída!
Ah! Falar em Porto Alegre me lembrei que essa semana estarei na Feira do Livro, garimparei algumas coisas e depois publico.
3 comentários:
Luti, você posta um lance desse que eu mal consigo entender o seu coretissimo português e ainda tem a ousadia de pedir desculpas no final...
o.O
Seu cara de pau...
aOAHohaOHAOhaoHAOhaoHAO
Vou tentar te desculpar pelo seu fraco intelecto..
Beijolas
te espero no meu vibe quando eu tiver coragem de postar algo decente!
;D
Aaa..eu quiz dizer coRRetíssimo la em cima..
kkkk
Não há o que se desculpar, o post ta perfeitudo! Incrível como "evolução" é algo traiçoeiro, quanto mais a gente pensa que está indo para frente, mas involuído nos tornamos... modernidade...tecnologia...pessoas presas dentro de suas casas, medo da violência, cura para várias doenças... Aids espalhada mundo a fora...
Paradoxo total ou inversão de valores? Quanto mais evoluído está o ser humano, parece que mais ele perde não a racionalidade, mas a capacidade de amar, de sentir as coisas simples da vida e de ser feliz com o que se tem. Evolução rima com amor e simplicidade. E teu post foi o máximo. Obrigada pela colaboração, seu pobre de intelecto!
Sai pra lá!!!
beijos.
Postar um comentário